O que é
A sinusectomia é uma cirurgia para aqueles que sofrem com a sinusite. Essa é uma inflamação podendo ser derivada de alergias e atinge os seios da face, causando fortes incômodos e dores aqueles que a possuem.
Quando os anti-inflamatórios, analgésicos e antialérgicos já não fazem mais efeitos, a solução é o procedimento cirúrgico, a sinusectomia.
Como é realizado
O procedimento da cirurgia da sinusite já foi muito invasivo, hoje em dia, com a evolução da tecnologia médica. Com o paciente deitado, uma fibra ótica, um endoscópio, entra pelas narinas. A função dela será diagnosticar os canais estreitos que podem causar as inflamações e ampliá-los para que assim seja drenada a mucosa.
A cirurgia também serve para a correção do desvio de septo. Isso fará com que diminua as dores e o desconforto dos usuários. A cirurgia pode chegar a durar até duas horas a depender da situação do paciente.
A quem se destina
Esse procedimento é destinado a quem tem sinusite crônica, desvio de septo ou polipose nasal.
Cuidados antes e depois da cirurgia
Antes de fazer a cirurgia são necessários exames da cavidade nasal para verificar se há desvio de septo e tomografia, por exemplo. No pré-operatório, em muitos casos, é necessário seguir uma dieta prescrita pelo médico. Antes também é necessário estar em jejum de 12 horas, incluindo de água. Cigarros e bebidas alcoólicas também estão suspensos por 48 horas e qualquer remédio só pode ser consumido por instrução do otorrino.
Posteriormente devem ser feitos os exames cardiovasculares e de anestesia para evitar outras complicações.
Após a cirurgia não devem ser consumidas alimentos pesados. Costumeiramente só se passa uma noite no hospital após o procedimento. Nem mesmo é preciso retirar os pontos, pois eles são absorvidos pelo organismo.
Nas primeiras 24 horas haverá bastante sangramento, sendo necessário ficar deitado e evitando movimentos bruscos.
Basta fazer a assepsia como indicada pelo médico para uma rápida e melhor cicatrização.
Os textos publicados no site da Clínica Mercaldo têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico e esclareça suas dúvidas.
“ Responsável técnico: Dr. Henrique Mercaldo Netto, Otorrinolaringologista CRM 70754